quinta-feira, 24 de abril de 2008
Governo Estadual vai reiniciar obra em Alexandria.
De acordo com informações fornecidas por George Veras. O Governo do Estado vai retomar os trabalhos na casa da cultura de Alexandria na próxima semana.
Esta obra encontra-se parada há bastante tempo por problemas de falta de pagamento do Governo a empresa responsável pela construção.
Segundo George Veras que é aliado do Governo Estadual como a questão referente a pagamentos já foi resolvido com a empresa à mesma deverá retomar os trabalhos nos próximos dias.
Vamos aguardar os acontecimentos e ver se as informações fornecidas pelo Sr. George Veras se concretizam. Até porque, a conclusão desta obra é esperada por todos os alexandrienses.
Atraso do Transporte Escolar de Alexandria
Recebo e-mail do Secretário de Justiça e Cidadania Leonardo Arruda. Neste e-mail sua excelência fala sobre o problema referente à falta de pagamento do transporte escolar de Alexandria pelo governo do estado. Segundo o e-mail do secretário, o governo do estado já repassou uma parcela para a empresa pagar aos donos do transporte escolar.
Transcrevo o e-mail na integra:
“Caro Wilde.
A respeito do problema do transporte escolar, recebi a informação do Deputado Claudio Porpino de que Secretaria Estadual da Educação, do inicio do pagamento. Ontem foi paga uma parcela, de três ou quatro, no valor de R$ 157.000,00, em favor da empresa Rent a Car. Esta empresa é a responsável pelo transporte escolar de três ou quatro municípios, incluído o de Alexandria. Foi informado, ainda, que amanhã, haverá o pagamento de uma segunda parcela, do mesmo valor, para esta empresa (Rent a Car) e o restante para o próximo mês. Espera a Secretaria da Educação, com essa programação, liquidar todo o débito relativo ao transporte escolar em todo o Estado. “Com um abraço, Leonardo Arruda”
Caro secretário, como sei que sua excelência é uma pessoa que se preocupa com os alexandrienses. Então, se for preciso use seu prestigio junto ao governo e resolva a questão desses pobres trabalhadores que prestaram um serviço para o estado do Rio Grande do Norte e até esta data não viram a cor do dinheiro pelo serviço prestado.
Muitos desses contraíram dividas e estão sem saber como paga-las, pois dependem deste dinheiro que o governo tinha que ter pagado em 2007 e até esta data nada.
Com a certeza de sua preocupação com os alexandrienses fico esperando que com a sua interferência junto ao governo seja corrigida uma das maiores vergonha do governo Wilma de Farias que é o atraso de cinco meses aos prestadores do serviço de transporte escolar de Alexandria.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Os donos de transporte escolar esperam pagamento desde 2007 (Isso é uma vergonha)
Já estamos em abril de 2008 e os prestadores de serviço do transporte escolar de Alexandria ainda estão esperando o pagamento pelo governo do estado referente aos últimos cinco meses trabalhado em 2007.
Em 2007 o governo não assinou o convênio de repasse de dinheiro do transporte escolar de sua responsabilidade com a prefeitura. O motivo alegado pelos correligionários do governo estadual para a não renovação deste convênio foi o seguinte: “que no ano anterior o convênio foi firmado entre o governo estadual e governo municipal e o prefeito atrasava os pagamentos dos mesmos e, portanto para que isso não acontecesse mais o governo preferiu fazê-lo diretamente com os donos dos veículos”. O fato alegado pelos políticos locais ligados ao governo estadual para a não assinatura do convênio é “verdadeiro”. O prefeito atrasava mesmo os pagamentos do transporte escolar terceirizado.
Só que o governo do estado ou pessoas ligadas ao mesmo ao tomar esta atitude de não mais repassar estes recursos para a prefeitura e ao tomar esta decisão estavam buscando corrigir o problema dos atrasos praticado pelo prefeito.
Mais os resultados obtidos por quem deve esta idéia não foram os melhores, pois eles conseguiram transformar um problema que já era uma vergonha em uma vergonha maior ainda, ou seja, além dos atrasos continuarem sofreram um agravante, se antes o prefeito atrasava, mais os donos dos veículos sabia onde reclamar e a quem procurar, ou seja, era só ir até a prefeitura, que lá ia ter pelo menos uma pessoa pra dizer que eles estavam providenciando os pagamentos, mesmo que não fosse verdade.
De acordo com o que se escuta de alguns donos de veículos do transporte escolar. Hoje nem a quem recorrerem eles tenhe. Pois, se existisse alguém ligado ao governo que os ajudassem a buscar uma solução perante o governo do estado para que o mesmo pague os cincos meses que estão atrasados.
Ainda de acordo com os donos dos veículos, mesmo quem antes ia às suas casas incentivar os mesmos a fazerem o transporte dos alunos da rede estadual que podiam ficar tranqüilos que agora sim, eles iam receber religiosamente os seus pagamentos em dia. Como a realidade não foi exatamente esta.
Hoje, quando eles procuram esta pessoa à mesma diz que “não tenhe nada a ver com isso”, ou seja, antes quem os incentivava, hoje, os trata com indiferença.
Por fim, atualmente os atrasos do transporte escolar em Alexandria continuam, mas pelo menos agora os donos dos veículos tem a sua disposição o endereço do órgão para onde devem ir e chegando lá é só perguntar e reclamar o porquê dos pagamentos deles estarem atrasados, só depende deles quererem fazer essas interrogações. A secretaria de educação todos sabe onde fica, ou não. Já no caso do governo do estado aí é outros quinhentos.
Então, se tem alguém em Alexandria com algum acesso ao governo estadual que procure ajudar esses trabalhadores que prestaram um serviço e querem receber por ele e assim sendo os mesmos vão ter como cumprir com os seus débitos também, ou o governo do estado imagina que esses veículos são movidos a água e, portanto os donos dos mesmos não tiveram nenhum custo para prestar esse serviço.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
CONVENÇÃO do PMN (partido da mobilização Nacional) de Alexandria.
Muito movimentada a convenção municipal do PMN, nesta segunda-feira 21 de abril de 2008 pela manhã, no plenário da Câmara Municipal de Alexandria. O evento foi prestigiado por vários partidos e por muitas lideranças locais e por um grande número de cidadãos e cidadãs alexandrienses.
O bioquímico Jânio deu inicio ao evento e chamou para compor a mesa as seguintes autoridades e ex-autoridades do município. Os vereadores: Alzira Carlos, Carlinhos Sarmento, José Bernardino, Osivan Barreto, Raimundo Ferreira de Andrade (presidente da Câmara Municipal), a medica Jânia Fernandes, o presidente do PSDB o senhor Junior Miranda, o advogado George Veras, os ex-prefeitos Nei Rossato e Janduí Fernandes e a presidente do PR a senhora Neta Prejeiro.
Composta a mesa foi dada a palavra ao anfitrião da festa o ex-prefeito Nei Rossato. O qual iniciou suas palavras agradecendo a todos que ali estavam.
Disse Nei “que na mesa existia três pré-candidatos a prefeito e, portanto eles tinham que chegar a um consenso e escolher o melhor nome que correspondesse aos anseios do povo. Porque o povo quer um candidato que olhe pela pobreza e olhe pelos estudantes”.
Continuando com seu discurso o ex-prefeito relatou “que o atual prefeito só foi eleito porque ele o apoiou se não tive feito isso jamais ele séria eleito prefeito, pois o prefeito é um poste sem luz”. Por fim o ex-prefeito disse “como a aposição tem três nomes com todas as qualidades para ser o candidato a prefeito e para evitar qualquer disputa interna. Séria uma atitude muito inteligente da oposição se a mesma deixasse que o povo escolhesse quem devia ser o candidato a prefeito pela oposição”.
Foi dada a palavra ao ex-prefeito Janduí Fernandes. O mesmo iniciou agradecendo a todos os alexandrienses “e que ele está na oposição há treze anos e poderá continuar por mais treze”.
Em seguida foi facultada a palavra ao vereador Carlinhos Sarmento que saudou a todos os presentes ao evento e fez um desabafo “que na campanha passada para prefeito de Alexandria tinha cometido um erro. Que foi ter votado no atual prefeito de nossa cidade”
Após as palavras de Carlinhos foi a vez de o vereador Raimundo Ferreira falar. Ao iniciar, agradeceu a presença de todos e disse que no dia primeiro de abril recebera o pedido do ex-prefeito Nei Rossato solicitando o espaço físico da câmara para realizar esta convenção e que jamais podia negar este pedido a Nei. Pois, sempre que vai para o sitio serrota e quando chega ao pé da serra o nome de Nei venhe a sua lembrança. Foi na gestão de Nei que a pavimentação da serra foi realizada e por ter feito esta obra seu nome nunca será esquecido pela comunidade da serrota.
Em seguida fez uso da palavra o advogado George Veras. O advogado começou sua fala agradecendo a todos os presentes e que estava juntando forças com o grupo que venhe há bastante tempo na oposição e se o seu o nome vier ser escolhido para representá-la no próximo pleito e se conseguir chegar ao executivo municipal vai investir maciçamente na agricultura, pois, Alexandria é um município agrícola.
Após o advogado falou a presidente do PRB a senhora Neta Prejeiro. Disse ela “que era com imensa alegria que participava do evento e que tinha o maior orgulho de ser a presidente do PRB”.
Logo em seguida falou a vereadora Alzira Carlos. A vereadora cumprimentou a todos que fazia parte da mesa e a todos os presidentes de partidos e agradeceu principalmente ao povo. Pois, são eles que realmente tenhe o poder e que naquela mesa encontrava-se o futuro prefeito de Alexandria.
Encerrando os discursos foi a vez da medica Jânia Fernandes falar. Disse ela: “que na oposição tem três nomes para candidatos a prefeito e, portanto não tem essa que Alexandria vai ter só um candidato a prefeito. Com certeza a oposição vai ter seu candidato”. Continuando com seu discurso a medica fez um desabafo. Disse ela: “aqui em Alexandria não se tem amor pela a população. Eu trabalho em dez cidades o que demonstra que sou uma boa profissional. Então porque não consigo trabalhar na minha cidade que tem duas casas de saúde. Só tem uma explicação para isso é puro radicalismo político”. Finalizando suas palavras a medica disse: “que não tem briga na oposição”
sábado, 12 de abril de 2008
Alexandria é governada por mulas sem cabeça
Quando era criança, via os adolescentes brincarem de Pic-salva. Na brincadeira eram divididas em duas turmas. Uma ia se esconder e outra tinha a tarefa de procurar os escondidos. Valia a cidade inteira. Os mais velhos e "corajosos" se escondiam no cemitério da cidade. Curioso, perguntava. Mas vocês não têm medo de fantasma, assombração? A resposta era... Fantasma, assombração, mula sem cabeça. Isto não existe. Se um dia você vires uma. Então pode dizer que existe.
Remeto a história da infância pra fazer uma analogia com o presente. Quando se vê um prefeito entregando as secretarias de cultura, meio ambiente, turismo e cidadania e a que cuida do esporte em nossa cidade, ou seja, são as que têm a responsabilidade no desenvolvimento cultural e esportivo da cidade.
Colocar na titularidade destas secretarias pessoas totalmente desprovidas de preparo para assumir estes cargos de tamanha importância ao crescimento intelectual de uma sociedade. Ao tomar esta decisão de nomear estas pessoas para as referidas pastas. No mínimo, foi cometido aí um ato de sandice pelo chefe do executivo de Alexandria.
Se continuar assim acho que um dia vou acreditar em Mula (diz-se por gracejo de pessoa mole, vagarosa) Sem (desprovido de) Cabeça (a sede da razão e do raciocínio). O prefeito é o estereótipo dela.
Alexandria? Alexandria é governado por mulas sem cabeça. Eu prefiro continuar como aquele menino curioso. Não acredito nelas. Ah, o prefeito? Este acredita...
terça-feira, 8 de abril de 2008
Liberado mais um convênio para a maternidade comprar medicamentos
No final de março foram liberados dois convênios para esta casa de saúde comprar medicamentos, nos valores: um de trinta mil reais, (30.000,00) e outro de quarenta e cinco e mil reais, (45.000,00), perfazendo estes dois um total de setenta e cinco mil reais, (75.000,00).
O que já seria um valor considerável que o contribuinte destinou para esta unidade de saúde comprar medicamentos e com isso, a mesma ter condições de prestar um atendimento digno aos pacientes que a recorrerem. No início de abril o contribuinte mais uma vez mostra sua preocupação em destinar recursos a esta unidade para que a mesma compre mais medicamentos e liberou mais um convênio no valor de cento e cinqüenta mil reais (150.000,00).
Portanto, o contribuinte nos últimos dois meses destinou a esta unidade de saúde uma quantia mais do que suficiente para compra de medicamentos e com estes recursos nas mãos de quem gerência a maternidade nenhum cidadão que a esta unidade de saúde recorrer em hipótese alguma poderão ouvir da parte dos senhores que a casa não tenhe medicamentos.
Até porque, o contribuinte vez a parte dele destinando a casa três convênios para compra de remédios. Estes três convênios juntos somam uma quantia vultosa de (2225.000,00) reais.
Agora cabem aos controladores desta empresa filantrópica (sem fins lucrativos), cumprir a parte dos senhores, que é aplicar integralmente na compra de remédios estes recursos.
Alexandria está mostrado o convênio, agora cabe a quem administra esta casa mostrar aos cidadãos os medicamentos.
UF: RN Município: ALEXANDRIA
Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI: 617335
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Nº Original: 2736/2007
Objeto do Convênio: AQUISICAO DE MEDICAMENTOS PARA UNIDADE DE SAUDE
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Concedente: DIRETORIA EXECUTIVA DO FUNDO NAC. DE SAUDE
Convenente: ASSOC DE PROT E ASSIST A MAT E A INF DE ALEXANDRIA
Valor Convênio: 150.000,00
Valor Liberado: 150.000,00
Publicação: 14/01/2008
Início da Vigência: 31/12/2007
Fim da Vigência: 25/12/2008
Valor Contrapartida: 0,00
Data Última Liberação: 02/04/2008
Valor Última Liberação: 150.000,00
As informações dos convênios são extraídas do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, sendo de responsabilidade do Órgão fornecedor dos dados (origem)
Dados de 01/01/1996 a 05/04/2008.
domingo, 6 de abril de 2008
O dia que marcará a vida do casal, Nei e Rossania
Está chegando o tão esperado dia do casal Nei Rossatto e Rossania comemorar o seu casamento. O dia tão esperado é sexta-feira, 11 de abril de 08. Portanto, na próxima sexta-feira desta semana. A cerimônia se realizará no salão Olimpo.
O requinte e sofisticação do salão Olimpo recepções escolhido pelos noivos para receber seus convidados foi de muito bom gosto. Um show de Iluminação do não tão somente Castelo Casado, dando ênfase à decoração de Ysnara Almeida.
O delicioso bolo feito por Tereza Vale, e os coloridos drinks do Barman Sandro.
A tão esperada noiva vestirá um vestido feito por Marleide desenhado por um estilista todo em cristais Swarosuski. A noiva irá se arrumar no salão Abbes.
A celebração será realizada no mesmo local da recepção, conduzida pelo Pe. Jorge Aquino e cantada pela orquestra Harmonium. Logo após, toda a magia da banda Lúmina, que animará a festa e em seguida entra o DJ Marcelinho. É pra virar a noite!
As fotos serão feitas por Wanderley Adams. Dentre seus 12 especiais padrinhos estão o Dep. Robinson Farias e João Maia.
Ao casal Nei e Rossania, meus parabéns.
sábado, 5 de abril de 2008
Voto Consciente
"O voto consciente, propicia a escolha de um bom candidato"
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em nossas vidas.
A importância do voto
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Como votar conscientemente
Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale à pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
Durante a campanha eleitoral
Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e TV parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.
Conclusão
Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.
Existe voto consciente em Alexandria? A meu ver não, e o que me subsidia para que possa chegar a esta conclusão é a qualidade ética de certos políticos de Alexandria. Para ser mais preciso a total falta de ética de alguns destes senhores ou senhoras que atualmente militam na política de nossa cidade.
Se todos os alexandrienses disponibilizassem dez minutos do seu tempo para fazerem uma reflexão sobre como está sendo conduzido o processo sucessório em nossa cidade, irá chegar à mesma conclusão a qual já cheguei há muito tempo no tocante ao medito usado por alguns destes que se alto – intitulam lideres políticos de Alexandria.
Simplesmente para estes pseudo-s lideres não existe medito algum o que importa aos mesmos é chegar ao poder. Nem que para isso seja preciso vender sua própria alma ao diabo, ou seja, estão dispostos a fazer qualquer negociata, desde que os propicie a chegada ao poder não importando se são negócios bons ou ruins para o povo.
Ou seja, no dicionário de certos políticos que nosso município tem a infelicidade de ter na vida pública não constam as palavras: ETICA, MORAL, EXCRUPULO e VERGONHA. É por tudo isso que chego à conclusão que em Alexandria não existe voto consciente. Porque, se existisse nós não tínhamos produzido uma das piores safras de políticos que envergonham a historia de Alexandria.
Obs. Um povo que mesmo diante de toda esta vergonha que se mantém Calado, faz jus aos políticos que os administra. Ou não?
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Gaspazinho o (informante camarada), diz que o grupo da oposição tem uma sinuca de bico para resolver
De acordo com as ultimas informações obtidas com esta fonte. O grupo de lideres que compõe a oposição de Alexandria não chegou ainda a um consenso referente aos nomes que comporão as vagas da chapa majoritária da eleição de 2008.
Esta mesma fonte no meio da semana deu a informação que a oposição tinha fechado questão em torno dos nomes de George Veras (prefeito) e Nei Rossato (vice-prefeito) para disputar a eleição de Alexandria.
Como ficou combinado conosco, que ele ia ter o resto da semana para confirmar se esta noticia era procedente ou não. Hoje à noite recebo a visita do mesmo para informar-me que tudo aquilo que ouvira nas ruas e esquinas de Alexandria não passou de pura especulação das pessoas com quem ele conversou. Até porque, segundo a fonte esta decisão está longe de ser tomada pelos lideres da oposição.
Disse ele, que procurou ouvir outras pessoas e visitar lugares fora dos limites de Alexandria.
Segundo a fonte, que estava sobrevoando os ares de natal e o que viu ao dar um vôo rasante, foi uma reunião da oposição extremamente complicada e na opinião dele, é muito difícil a oposição chegar a um consenso sobre os nomes que foram ventilados esta semana dos candidatos da oposição.
Segundo a fonte, o problema da oposição na escolha destes nomes está na intransigência de algum recém chegado na oposição em querer que aqueles que já estão nesta batalha há muito tempo simplesmente os apóie neste projeto pessoal. Que é ser prefeito de Alexandria. Até pouco tempo atrás, este, hoje, “oposicionista” encontrava-se do lado da trincheira que agora pretende combater. O mesmo não está querendo muito não, em querer que aqueles que fazem parte do exercito da oposição há bastante tempo, promova o recruta da oposição a general.
De acordo com a fonte, eis aí a mais difícil das sinucas de bico que o grupo da oposição tem que resolver. Até porque, dentro da oposição tem oficial que não vai engolir esta promoção a seco.
Vai aqui uma diga minha para os intransigentes da oposição. Porque, os senhores intransigentes não deixam que o povo resolva esta sinuca. Ou os intransigentes temem passar pelo crivo da população alexandriense e sofrerem uma vergonha.
Mais quem escolhe o prefeito não é o povo? Quer dizer que o povo tem capacidade para escolher quem vai administrar nossa cidade e não possui para escolher quem deve ser o candidato ao cargo de prefeito? É muita incoerência de certos políticos de Alexandria, não é?
CORRUPÇÃO: Porque ela existe?
O exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida comunitária. Organizados para alcançar o desenvolvimento da comunidade onde vivem, devem exigir comportamento ético dos poderes constituídos e eficiência nos serviços públicos.
Um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima da corrupção. De qualquer modo que se apresente, a corrupção é um dos grandes males que afetam o poder público, principalmente o municipal.
Ela também pode ser apontada como uma das causas decisivas da carência e da pobreza das cidades, dos estados e do país. A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras.
O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços urbanos, como levam ao abandono obras indispensáveis às cidades e ao país. Ao mesmo tempo, atrai a ganância e estimula à formação de quadrilhas que evoluem para o crime organizado, o tráfego de drogas, e de armas, provocam a violência em todos os setores da sociedade.
Um tipo de delito atrai o outro, que quase sempre estão associados. Além disso, investidores sérios afastam-se de cidades e regiões onde vigoram práticas de corrupção e descontrole administrativo. Os efeitos da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e para a manutenção dos serviços da cidade, o que dificulta a circulação de recursos e a geração de novos empregos e novas riquezas.
Os corruptos drenam os recursos da comunidade, uma vez que tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais dos delitos para se esconderem da fiscalização e da justiça e dos olhos da população.
A corrupção afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtraem recursos da merenda e do material escolar, desmotivam os professores, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida com menos perspectivas de futuro.
A corrupção também subtrai verbas da saúde, comprometendo diretamente o bem estar dos cidadãos. Impede as pessoas de ter acesso ao tratamento de doenças que poderiam ser facilmente curadas, encurtando as suas vidas.
O desvio de recursos públicos condena a nação ao subdesenvolvimento econômico crônico. Por isso, o combate à corrupção nas administrações públicas deve estar constantemente na pauta das pessoas que se preocupam com o desenvolvimento social e sonham com um país melhor para seus filhos e netos.
Os que compartilham da corrupção, ativa ou passivamente, e os que dela tiram algum tipo de proveito, devem ser responsabilizados. Não só em termos civis e criminais, mas também eticamente, pois eles procuram fazer com que a corrupção seja aceita como fato natural no dia-a-dia da vida pública e admitida como algo normal no cotidiano da sociedade.
É inaceitável que a corrupção possa ter espaço na cultura nacional. O combate às numerosas modalidades de desvio de recursos públicos deve, portanto, constituir-se em compromisso de todos os cidadãos e grupos organizados que queiram construir uma sociedade justa e equilibrada.
Devemos isso aos nossos filhos. Em ambiente em que a corrupção predomina, dificilmente prospera um projeto para beneficiar os cidadãos, pois suas ações se perdem e se diluem na desesperança.
De nada adianta uma sociedade organizada ajudar na canalização de esforços e recursos para projetos sociais, culturais ou de desenvolvimento de uma cidade, se as autoridades municipais, responsáveis por esses projetos, se dedicam ao desvio do dinheiro público.
Fonte: Cartilha de Combate a corrupção
Para reflexão dos "Alexandrienses"
Já terminou, agora faça uma busca no banco de dados de sua memória e veja se tem alguma cidade que se encaixe dentro da realidade do texto que acabara de ler.
Como nós alexandrienses fomos abençoados por deus, que na sua infinita bondade não permitiu que esta classe de políticos corruptos germinasse em nossa cidade. Ou eu estou totalmente equivocado em fazer esta afirmação da não germinação desta praga em nossa cidade, que podem ter germinado sim.
Até porque, o nosso solo é composto com índices altíssimos de nutrientes que a espécie tanto gosta para se perpetuarem. Que nutrientes são estes: (desinformação política, falta de coletividade), e o mais nutritivo de todos, (a falta de ética), de muitos hospedeiros que circula em nosso solo e, portanto, são presas fáceis para serem picados por esta praga.
Mas, como tenho certeza absoluta na capacidade de pensar e de reflexão do leitor alexandriense, deixo a cargo do mesmo, a comparação entre o que está no texto e a realidade de nossa tão maltratada Alexandria. Existe alguma coincidência com a realidade do texto e a de Alexandria? Pense bem!
quinta-feira, 3 de abril de 2008
A oposição de Alexandria define chapa para eleição de 2008
Segundo Gaspazinho (o informante camarada), os lideres da oposição após uma longa conversa que tiveram em uma reunião em natal chegaram a um consenso sobre os nomes que comporão a chapa majoritária em Alexandria no pleito de 2008.
De acordo com o informante os nomes são estes: o ex-secretário de cultura, meio ambiente, turismo e cidadania, George Veras para prefeito e o ex-prefeito Nei Rossato para vice-prefeito.
Perguntado como tinha ficado a situação do ex-prefeito janduí Fernandes com a escolha desses nomes para concorrer à eleição. A fonte relator que o ex-prefeito apoiou com uma grande euforia, até porque, o candidato a prefeito o senhor George Veras é filiado ao PSB que é o partido da governadora, portanto, conseqüentemente o senhor George Veras é o candidato da governadora e diante desta realidade jamais o ex-prefeito Janduí Fernandes poderia ficar contrario a um candidato do governo do qual o ex-prefeito ocupa vários cargos.
Esta mesma fonte comentou também que andando nas ruas de Alexandria encontrou com pessoas ligadas ao prefeito Alberto patrício e os mesmos estavam comentando sobre este assunto, no meio dessas pessoas encontrava-se até um vereador que dar sustentação ao prefeito e o mesmo fez o seguinte comentário “que as coisas estavam ficando preta para o lado da situação”, pois, o grupo da oposição estava a cada dia se fortalecendo cada vez mais.
Vamos aguardar se esta informação dada por Gaspazinho (o informante camarada), se realmente é procedente.
Com certeza voltarei a comentar sobre este assunto.
Constituição que definiu papel do Ministério Público vai fazer 20 anos em 2008
"Com a Carta de 1988, o MP se tornou o advogado da sociedade"
A Constituição Federal de 1988 vai fazer 20 anos em cinco de outubro. A Carta Magna (como é chamada, entre outros nomes) trouxe uma série de modificações para a sociedade brasileira.
Uma das mais importantes é a definição do papel do Ministério Público, que, com a Constituição, passou a ser o defensor e o porta voz da sociedade.
Está lá, no artigo 127: “o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.
Em outras palavras, o MP é o fiscal da lei e do cumprimento da lei pelo governo (Federal, Estadual e municipal), é o representante dos cidadãos no Judiciário. É a instituição MP que atua para defender a democracia e os interesses sociais e individuais indisponíveis são, por exemplo, o meio ambiente, o patrimônio público, o direito à vida, à saúde e à educação.Com a Carta de 1988, o papel do MP foi significativamente alterado. A instituição passou a ter vida própria. Ganhou, por exemplo, o direito de propor na Justiça a Ação Civil Pública, que serve para defender os direitos e interesses da coletividade.
O MP deixou de ser o advogado do Estado para se tornar o advogado da sociedade. Também conseguiu independência e autonomia. "A instituição não está subordinada nem ao Executivo, nem ao Legislativo, nem ao Judiciário”, os clássicos poderes do Estado.
Com esta liberdade o mesmo tem a responsabilidade de exercer a fiscalização e o dever de exigir o cumprimento da lei, por todos. “No geral, é o que vem sendo feito pela instituição MP, com crescente sucesso".
Só que tem membro do MP que é "omisso", "inoperante" e por agir assim, quem sofre é a instituição. Pergunto, em Alexandria o MP local está agindo como advogado dos alexandrienses e sendo fiscal da lei e exigindo o cumprimento da lei pelo governo municipal, a meu ver, não está não. Pois, o prefeito Alberto Patrício simplesmente rasca a Constituição Federal e passa por cima de uma serie de normas legais e a ex-representante do MP de Alexandria no período em que foi a titular não fez nada para que o prefeito cumpre-se a lei. Todos não estão obrigados a cumprir a lei? Ou o prefeito Alberto Patrício está acima da lei?
Dispositivos legais que não são cumpridos pelo prefeito Alberto Patrício:
1º As contas dos municípios devem ficar disponíveis para o contribuinte. (Constituição Federal, Art. 31 § 3º)
Obs. Em Alexandria, a constituição que é cumprida é a vontade do prefeito Alberto Patrício.
2º As contas da prefeitura devem ficar disponíveis para qualquer cidadão. (Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 48 e 49)
Obs. O prefeito Alberto Patrício disponibilizar as contas da prefeitura para o cidadão, “jamais” ele não disponibiliza nem para o poder legislativo.
3º A prefeitura deve comunicar por escrito aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no município a chegada da verba federal em um prazo máximo de dois dias úteis. (Lei nº 9.452/97, art. 2º)
Obs. Em hipótese alguma estas comunicações serão feitas pelo prefeito Alberto Patrício.
4º Qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento da licitação. (Lei 8.666/93, art. 4º)
Obs. As licitações em Alexandria são realizadas de portas fechadas.
5º Qualquer cidadão poderá requerer à administração pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada. (Lei 8.666/93, art. 7º § 8º)
Obs. Qualquer pedido de informação feito ao prefeito Alberto Patrício pelo cidadão ele manda jogar na lata do lixo.
6º Qualquer cidadão poderá impugnar um edital de licitação por irregularidade, nos termos da lei. (Lei 8.666/93, art. 41º § 1º)
Obs. Edital de licitação em Alexandria, nunca foi visto pela população.
7º O processo da licitação não é sigiloso. Seus atos e seus procedimentos são públicos e acessíveis a qualquer pessoa. A proposta é sigilosa, mas somente até a abertura. (Lei 8.666/93, art. 3º § 3º)
Obs. Em Alexandria não é sigiloso não, aqui é ultra-secreto e digo mais, totalmente direcionado para beneficiar os amigos do prefeito.
8º Qualquer cidadão pode obter cópia autenticada do processo da licitação e do conteúdo dos contratos celebrados pela Administração Pública, bastando que efetue o pagamento dos emolumentos devidos (Lei 8.666/93, art. 63)
Obs. Copias do processo licitatório não serão recebidas pelos cidadãos, nem eles pagando com ouro em pó.
A ex-representante do MP de Alexandria não tinha como alegar que não sabia destas ilegalidades praticadas pelo chefe do executivo de Alexandria. Pois, em sua mesa existia uma gama enorme de denúncias contra as ilegalidades cometidas pelo prefeito Alberto Patrício, e mesmo com estas denúncias e suas mãos a excelentíssima não tomou as providencias cabíveis para colocar um basta nas ilegalidades praticadas pelo senhor prefeito.
Até hoje não consigo entender porque a ex-promotora de Alexandria não tomou as providências para coibir este afrontamento do chefe do executivo local ao ordenamento jurídico do país e com este afrontamento o mesmo está atentando contra o estado democrático de direito.
Diante desta omissão da ex-titular do MP de Alexandria, todos ficam a perguntar, será que a lei vigente no Brasil não é aplicável em nossa cidade que é tão maltratada por este governante. E essa pergunta a excelentíssima promotora não vai ter como responder aos alexandrienses, pois, a mesma foi transferida para outra cidade e fazendo pouco tempo de sua transferência, pouco alexandriense lembra-se de sua atuação a frente do MP local.
Esperamos que o substituto da ex-promotora de Alexandria siga o bom exemplo dado pelo procurador-geral da República Antonio Fernando Souza, que entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncias contra 40 pessoas envolvidas no chamado esquema do mensalão, incluindo três ex-ministros, e dirigentes do PT e de partidos aliados do Governo Federal.
Como se ver, só pessoas poderosas e mesmo assim, sua excelência Antonio Fernando Souza não titubeou em cumprir com suas obrigações constitucionais, que obrigações são estas: a de defender o ordenamento jurídico do país e ao tomar esta atitude também está dizendo para toda a nação brasileira que no nosso país todos estão subordinados a lei, independente a qual classe social pertença e qual sejam o cargo que ocupe, ou seja, todos têm que cumprir a lei. Noticia amplamente divulgada em todos os meios de comunicação na época do fato ocorrido.
Exemplo aqui usado para ilustrar e dizer que neste país existem homens e mulheres que honram o cargo que ocupam.
Com certeza, em Alexandria ainda temos um longo caminho a percorrer, mais tenho a plena certeza que um dia chegaremos lá, e assim sendo, teremos uma cidade na qual a lei será cumprida por todos. Porque, hoje em Alexandria isto está longe de acontecer, aqui uns cumprem a lei e outros não. Principalmente os ocupantes de cargos públicos eles imaginam estarem acima da lei.
Porem, no geral, o MP já é reconhecido e respeitado pela sociedade. Creio eu, o que deverá ser muito gratificante para todos os que fazem parte desta instituição.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
DITADURA MILITAR?
Está aí uma ditadura pior do que aquela que hoje insistem em apelidar de "ditadura militar".
Como nos dias de hoje, naquele período fui também um crítico. Não me lembro de ter sido perseguido, como insistem em afirmar que era o hábito da época aqueles que, por falta de argumento para uma retórica razoável, apelam sem disfarces para o desvirtuado e corrosivo "ouvi dizer".
Que ditadura era aquela que me permitia votar? Que nunca me proibiu de tomar uma cervejinha num desses bares da vida após as vinte e três horas? Ou num restaurante de beira de estrada?
Que ditadura era aquela que (eu não fumo) nunca proibiu quem quer que seja de fumar?
Que ditadura era aquela que nunca usou cartão corporativo para as primeiras damas colocarem até botox no rosto ou para outros roubarem milhões de reais do povo brasileiro?
Vi, sim, perseguições, porém contra elementos de alta periculosidade à época, como o eram os Zés Dirceus, Zé Genoino, Dilma Rousef - a Estela - Marco Aurélio Garcia, Diógenes, o assassino do Capitão Schandler, como os que colocaram bombas em lugares públicos, como aquela no aeroporto de Guararapes, cujo resultado foi a morte de gente inocente, ações de subversivos que desejavam implantar no Brasil um regime comunista, e para tal seguiam planos de formar nas selvas o que hoje, na Colômbia, chamam de FARCs.
Que ditadura era aquela que permitia que a oposição combatesse o governo, como ocorria com deputados como Ulisses Guimarães, apenas para se citar um nome?
Que ditadura era aquela que jamais sequer pensou em proibir a população de usar armas para se defender, como hoje criminosamente pretendem?
Que ditadura era aquela que em nome da democracia, jamais admitiu invasão de propriedades e jamais sustentou bandidos com cestas básicas em acampamentos e jamais impediu a policia de agir, como a ditadura de hoje?
Que ditadura engraçada aquela que chegou a criar até partido de oposição! Curiosa essa democracia de agora, em comparação ao que chamam de "ditadura militar", "democracia" que permite que ladrões do dinheiro público continuem ocupando cadeiras no parlamento e cargos no governo e tolera até mesmo um presidente alegar que "não sabia", para fugir de sua responsabilidade para com a causa pública.
Que ditadura militar era aquela que jamais deu dinheiro de mão beijada para governantes comunistas, amigos de presidente, como ocorre com a ditadura de hoje e, contra a qual não nos permitem sequer contestação?
Que ditadura era aquela que jamais proibiu a revelação das fuças de bandidos em foto e TV como ocorre na "democracia" de hoje, numa gritante e vergonhosa proteção do meliante, agressor da sociedade?
Escuta telefônica, eis mais uma ação da "democracia" de hoje e proibida à época "daquela ditadura militar". Ah... é verdade...Aquela ditadura proibia casamento de homem com homem, sexo explícito na TV alcançando crianças, proibia a pouca vergonha e não dava folga para corruptos que eram cassados quando prevaricavam, sem permitir que a sociedade fosse punida com a permanência no palco da corrupção dos delinqüentes, que hoje fazem CPIs para tapearam a sociedade e se escalam às mesmas como raposas cuidando do galinheiro.
Caetano Veloso está quieto em relação a essa ditadura que hoje aí está. Apostasia de "seu ideal"? À época lançou a música "É proibido proibir". Hoje se cala. O que ajudou a promover, junto com Chico Buarque, Gilberto Gil e outros, estão no poder. Que pelo menos altere o nome da música para os dias de hoje para: "É permitido proibir". E que vá se catar.
Fonte: GAZETA DO PARANÁ - Jornalista PAULO MARTINS
Repassando, afinal viva a liberdade de expressão, não sei até quando...
terça-feira, 1 de abril de 2008
Câmara municipal de Alexandria: terça-feira, 01/04/08
Constava da pauta da sessão ordinária desta terça-feira, quatro projetos de lei prontos para serem votados. O projeto de lei de nº 289/2008 de autoria do vereador José Bernardino, com este projeto o nobre legislador faz uma homenagem ao cidadão Gildo Paiva, nominando uma rua localizada no bairro “Alto Boa Vista”, com o seu nome.
Os outros três projetos são de autoria do poder executivo. Os projetos: 290/2008, 291/2008 e o de nº 292/2008. Dos três projetos o que mais me impressionou foi de nº 292/2008. Pois, com o envio deste projeto para apreciação dos vereadores, ficou clara, a preocupação que o ilustre prefeito tem em renovar a frota de veículos do município e com isso melhor atender não só, ao cidadão como também aos funcionários. No projeto acima citado o prefeito pede autorização à câmara municipal para poder alienar o veiculo de propriedade do município de Alexandria. Pois, o veiculo em questão já está muito desgastado e não tem mais condições de uso e por encontra-se nesta situação faz-se necessário sua troca por um novo.
Concordo com sua excelência, uma cidade onde os alunos venhe para a escola em paus-de-arara, uma única ambulância que o município tem para transportar os pacientes que precisem se deslocar rapidamente para um centro mais avançado está velhinha. A coitada já está preparando a sua documentação para dar entrada em sua aposentadoria no “INSS”, por idade e os transportes que dão suporte as equipes da saúde família estão em igual situação ou muito mais avariadas do que os veículos dos dois exemplos aqui usados.
Portanto, nada mais justo que o prefeito esteja com esta preocupação em renovar um destes veículos e com esta renovação, os “pacientes” ou, os “alunos” possam usufruir de um veículo seguro.
Isso aconteceria em uma cidade onde o gestor público colocasse o povo em primeiro plano, só que em Alexandria a realidade é outra e a preocupação do prefeito é com a sua própria melhoria e conforto.
O veículo que o prefeito está dizendo que não tenhe condições de uso sabe qual é: um Santana completo que serve ao gabinete civil, ou seja, é o carro que serve ao prefeito, este veículo é de uso exclusivo do exigente prefeito.
Ficha do veículo: Santana, ano 2005 completo de tudo, com ar, direção hidráulica, vidros elétricos, ou seja, um veículo confortável.
Uma cidade, onde faltam medicamentos na farmácia básica, o transporte escolar é uma vergonha e tantos outros problemas que necessitam de atenção por parte do poder público e mesmo assim o contribuinte disponibiliza um veículo com este padrão para o chefe do executivo se locomover e o prefeito Alberto Patrício acha este veículo fraco. E é bom que se diga que a maioria das viagens feitas pelo chefe do executivo de Alexandria é puro turismo.
Estou surpreso com este gosto refinado adquirido pelo senhor Alberto Patrício, onde um carro com todo este conforto não tenhe mais condições de transportá-lo?
Meu caro, qual era o veículo que era usado por sua pessoa antes de ser prefeito de Alexandria? Será que era um carro zero e superior em todos os aspectos a esse que sua excelência quer trocá-lo por um mais confortável.
Sem medo de errar, o veículo que o cidadão Alberto Patrício possuía antes de ser eleito prefeito de Alexandria não chegava aos pés desse que ele diz que não presta mais para conduzi-lo.
Então prefeito, porque está tão exigente em matéria de veículo se antes não era?
Portanto, o dinheiro que será usado na troca deste veículo por outro ainda mais confortável só para preencher a vaidade do prefeito. Com certeza este dinheiro seria mais bem aplicado se fosse destinado para algo que melhorasse o conforto da população carente de Alexandria e não aplicar para melhorar o conforto do prefeito. Se assim fosse feito, com certeza o dinheiro público em Alexandria estaria sendo administrado com “ética”. Mais como a palavra “ética” na política de nossa cidade é uma coisa “abstrata”.
Mais com a triste certeza que o ilustre prefeito que atualmente Alexandria tem a infelicidade de ver sentado na cadeira da chefia do executivo vai aplicar este dinheiro, mais é, em seu próprio conforto. Senhor prefeito que atitude vergonhosa esta sua em querer trocar o veículo que atualmente sua excelência usa.
Veículo este, “que a meu ver, está em excelentes condições de atender as necessidades de um chefe do executivo de um município carente como o nosso”, ou não está?
Esta é a realidade dos políticos de Alexandria, aonde seu conforto vem antes dos interesses do povo, é triste mais é a verdade nua crua de como a coisa pública é conduzida por certos políticos inescrupulosos de nossa tão maltrata Alexandria.
Fica aqui minha esperança que um dia está realidade mudará
Assinar:
Postagens (Atom)