sábado, 17 de maio de 2008
Abastecimento d’água nas comunidades: (Pulgas, Riacho do Meio, Piató e Jatobá) não funcionou
A Fundação Nacional de Saúde firmou um convênio com o município de Alexandria no valor de cento e cinqüenta mil reais (150.000,00) e a prefeitura entraria com uma contra partida de cinco mil reais (5.000,00) para que fosse executada a obra de abastecimento d’água nas comunidades do Riacho do Meio, Pulgas, Piató e jatobá.
O município já recebeu este dinheiro em dois mil e sete e até esta data as comunidades estão esperando por esta água.
Em novembro do ano passado o prefeito aproveitando a festa onde se comemora o aniversário de emancipação política do município vez umas inaugurações (inaugurações de mentiras) nenhuma das obras inauguradas pelo prefeito estão funcionado. E anunciou também que tinha sido iniciada a obra de abastecimento d’água no Riacho do Meio e que em breve a população daquele sitio que venhe sofrendo com este problema há muitos anos estaria com água nas torneiras.
Só que a realidade foi outra:
A obra foi iniciada pelo senhor prefeito e mesmo tendo em suas mãos uma quantia mais do que suficiente para fazer esta obra à mesma não foi concluída e quem sofre com esta falta de responsabilidade do prefeito com a coisa pública é o povo.
Como foi a construção desta obra:
De acordo com os moradores a obra foi feita totalmente fora das especificações técnicas. O engenheiro responsável pela construção da mesma simplesmente esqueceu-se de fazer a caixa que serviria para distribuir a água para as casas dos moradores.
O incompetente profissional determinou que fosse feito da seguinte maneira: Que colocassem a rede de canos e fizessem as ligações da rede para as casas. Quando esta etapa tivesse concluída era só ligar o motor bomba diretamente nos canos. E desta forma os operários executaram a obra, mesmo sabendo que quando ligassem a bomba ia estourar toda a rede de canos. Pois, não tinha como a mesma suportar a pressão da bomba. Quem eram eles para questionar uma orientação de um engenheiro.
Chega o dia de ligar à bomba e levar água as casas das pessoas que há tanto tempo esperam por esta melhoria em suas vidas. Ligam a bomba e não é que acontece exatamente como os operários tinham previsto. A rede não suporta a pressão e estoura e é água pra todo lado, menos nas torneiras das casas.
Não precisa ser nem um especialista em engenharia para saber que dar forma como foi executada esta obra ela não vai funcionar. Quem já se viu ligar uma bomba diretamente em uma rede de canos. Uma idéia dessa só pode sair de uma mente brilhante.
Por saber que tem que ter uma caixa pra receber água e distribuir para as casas é quer consta no projeto a construção da caixa da água.
De acordo com os moradores a caixa era pra ter sido construída no local conhecido por (tabuleiro do Ramo) e aí sim, água ia por gravidade e não estourava os canos.
O que a população não entende é porque o prefeito não vez a caixa. Senhores, só tenhe uma explicação para isso. Sua excelência buscando economizar dinheiro determinou que não construíssem a caixa mesmo que a obra não funcionasse como não funcionou. Porque o prefeito não está nem aí para o povo.
Segundo a população o que foi gasto nesta obra não chega a quarenta mil reais (40.000,00). O material que lá foi usado é de péssima qualidade. Para que se tenha uma idéia da falta de qualidade dos produtos usados nesta obra. Os canos que o prefeito comprou são tão fracos que o próprio fabricante não tem coragem de colocar o nome de sua empresa nos mesmos.
Então fica aqui uma pergunta se não foi gasto nem quarenta mil reais (40.000,00), nesta obra de acordo com a avaliação dos custos feita pelos moradores. Então senhor prefeito o restante do dinheiro deste convênio sua excelência aplicou onde?
Por fim, isto é uma vergonha o que acontece em Alexandria o prefeito recebe certa quantia para fazer uma obra que vai beneficiar ao número significante de moradores de certas localidades da zona rural do município de Alexandria que vive sofrendo com a falta d’água há longos anos e quando chegam os recursos o prefeito simplesmente faz uma gambiarra e a situação da população continua do mesmo jeito ou pior. Eu digo que ficou pior, pois estão sem o beneficio e gastaram o dinheiro.
Senhores se unam e procure o Ministério Público para que ele interceda e exija explicações do prefeito porque a obra de abastecimento d’água das localidades acima citadas não está funcionando se o dinheiro que a Fundação Nacional de Saúde repassou para Alexandria é suficiente para a execução da obra.
O que este prefeito está fazendo com os recursos públicos de Alexandria é caso de POLICIA.