sábado, 13 de setembro de 2008
À noite das comparações
Na noite desta quinta-feira os alexandrienses tiveram a oportunidade de fazer aquilo que mais gostam de fazer em ano eleitoral, que é analisar e comparar as concentrações e carreatas dos dois candidatos a prefeito e assim cada um faz seu comentário, em qual delas tinha mais gente e mais carros. Claro que esta avaliação nem sempre é feita com imparcialidade, mais deixemos esse detalhe pra lá. Esta chance foi dada na noite de ontem a todos os observadores e partidários de ambos os lados. Até a data de ontem esta coincidência de eventos não havia ocorrido, pois em Alexandria a justiça eleitoral achou por bem só permitir manifestações políticas em dias alternados. Mas, nesta quinta-feira a coligação “Por Alexandria, Pela Cidadania” pediu a justiça eleitoral que permitisse a realização dos dois eventos no mesmo dia e para convencer a justiça os representantes da coligação usaram o argumento de que já haviam marcado com o vice-governador e ele tinha agendado a sua visita a Alexandria pra esta quinta-feira. A justiça após analisar os pro e os contra e não enxergando nenhum problema em permitir a realização das duas concentrações políticas no mesmo dia, acatou o pedido.
Os locais destinados para as coligações concentrarem os seus correligionários e simpatizantes foram estes:
O Alto Boa Vista foi o local destinado a coligação “Por Alexandria, Pela cidadania”, para concentrar os seus aliados e depois descerem em carreata até a praça do cruzeiro nas proximidades do posto de combustíveis o vieirão, onde foi fixado o seu palanque.
A coligação “Unidos por Alexandria”, fez sua concentração no Alto do Cascalho e desceu em carreata para o centro da cidade, onde estava colocado o seu palanque.
As duas coligações pretendiam mostrar forças. A “Por Alexandria, pela Cidadania” anunciou a presença em seu palanque de algumas estrelas da política estadual e em especial anunciara a presença do vice-governador Ibere Ferreira de Sousa. Vieram os outros convidados, já o ilustre visitante acima nominado ficou só no “anuncio” não apareceu em Alexandria na noite de quinta-feira. A ausência do vice-governador no palanque da oposição provocou “N” justificativas. As lideranças da oposição de Alexandria disseram que o mesmo não veio por que tinha surgido um compromisso de ultima hora em Brasília e o mesmo não podia deixar de cumprir e por esse motivo não veio a Alexandria. Esta é a versão dos oposicionistas!
Já a versão dada pelo grupo situacionista referente à ausência do vice-governador no palanque da oposição é totalmente diferente da informada pelos os oposicionistas, pois segundo eles, o vice-governador não veio por interferência deles. Dizem eles, assim que tomamos o conhecimento do anuncio nos carros de som da oposição, “anunciando em alto e bom som, a presença do vice-governador no palanque do candidato oposicionista de Alexandria”, de pronto acionamos nossos aliados em natal que são ligados ao governo estadual e os pressionarmos para que usasse todo o seu prestigio político junto à governadora e a mesma não permitisse a vinda do vice-governador a Alexandria na noite da quinta-feira. A versão dos situacionistas foi essa!
Em qual das duas está à verdade, ninguém em sã consciência poderá afirmar.
A única verdade que se pode afirmar é que o candidato a vice-prefeito na chapa da oposição de Alexandria é do (PSB), partido da governadora e até agora ele não conseguiu envolver sua companheira de partido em sua campanha.
Qual das duas coligações tinha mais gente:
De acordo com os correligionários da coligação “Unidos por Alexandria” a sua carreata foi à maior que já houve em todo o desenrolar da campanha e o comício foi uma coisa de louco, pois não se conseguia nem andar com a multidão que parou em frente ao palanque para ouvir os candidatos e os políticos convidados. O sentimento de superioridade que caiu sobre as pessoas ligadas ao prefeito candidato é tamanho que chegaram até a comparar o comício do adversário com uma “RIFA DE UM GALO”, pois comparando com o do prefeito, não tinha ninguém. Isso, não opinião deles!
Segundo as pessoas ligadas aos candidatos da coligação “Por Alexandria, Pela Cidadania” é bem provável que a carreata e o comício do prefeito candidato tenha tido mais carros e uma grande quantidade de pessoas, pois o prefeito e candidato a reeleição já é profissional na arte da enganação, sempre que vai fazer um evento que venha algum político com expressão estadual ele recorre aos amigos das cidades vizinhas para socorrê-lo enviando pessoas pra que ele possa impressionar seus convidados com um bom número de pessoas, porque se ele não usar desse tipo de artimanha com certeza irá passar vergonha perante seus amigos, por que se convidar só pessoas de Alexandria, com certeza não monta nem um time de "futebol de salão". Ainda de acordo com os aliados do candidato da oposição, e ele carrega ainda mais na pintura da sena da enganação quando venhe um político de expressão nacional, fato ocorrido na quinta-feira passada. Isso na visão deles!
Qual dos dois lados está com a razão, ninguém sabe.
A verdade que se tenhe é que a carreata e o comício das duas coligações que estão disputando a chefia do executivo municipal de Alexandria foram bastante movimentados.