segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Pacientes chegam de madrugada ao posto de saúde de Alexandria para pegar fichas
O escuro da noite não esconde os rostos sonolentos daqueles que enfrentam o frio da madrugada para disputar uma ficha de atendimento odontológico no posto de saúde no centro de Alexandria. Desprovidas de agasalhos, as pessoas esperam como podem. Umas sentadas nas calçadas, outras escoradas nos muros. Além do cansaço, elas têm compartilhada a esperança de amanhecer o dia e receber a ficha, e se possível, conseguir ser atendida pelo dentista.
No posto é colocada a disposição dos alexandrienses apenas quinze fichas. Só não se consegue entender porque este número tão baixo de fichas, o nosso município tem dois dentistas que são funcionários efetivos e tem contratos com mais seis, ou seja, nós alexandrienses pagamos todo mês a oito dentistas e ainda assim precisamos sair de casa de madrugada para pegar uma ficha.
Não precisa ser nenhum um gênio pra saber que estamos pagando e alguns profissionais não estão trabalhando, até porque se todos cumprissem com suas obrigações nenhum cidadão alexandriense teria a necessidade de sair de sua casa de madrugada em busca de uma ficha, até porque a quantidade de dentistas que pagamos é mais do que suficientes para atender a população de nossa cidade que é de pouco mais de 13000 habitantes.
A culpa por estes transtornos que estão sendo obrigado a passarem as pessoas mais humildes de nossa cidade é somente do gestor público que não coloca estes profissionais para trabalharem, ou eles não tem que cumprir com suas obrigações como todo e qualquer trabalhador do município, porque todos os outros funcionários da prefeitura cumprem com sua carga horária. Então por uma questão de isonomia é um dever de o gestor público obrigar que todos os profissionais da área de saúde cumpram com a sua carga horária para a qual estão sendo pagos. Portanto senhor prefeito coloque os médicos e os dentistas pra trabalharem às oito horas dias como todo trabalhador normal, até porque nós contribuintes estamos pagando como eles trabalhassem às oito horas e atualmente em Alexandria isso não acontece médicos e dentistas recebem os seus salários e não cumprem com a sua carga horária.
É por causa dessa omissão funcional destes profissionais que a população carente de nossa cidade sofre na fila em plena madrugada pra ver se consegue uma ficha.
É dessa forma que a saúde de Alexandria é tratada por quem no momento responde pelo gerenciamento do município. Isto é uma vergonha!